domingo, 25 de outubro de 2009

TEMPOS MODERNOS

ROTEIRO PARA O FILME “TEMPOS MODERNOS”


 Discutir em duplas ou trios cada eixo do roteiro e apresentar o relatório desta discussão.


1. A condição de rebanho

• No princípio do filme é mostrado um rebanho de carneiros e logo depois é mostrado os trabalhadores se dirigindo ao trabalho. É possível fazer uma comparação entre os trabalhadores e um rebanho? Qual é a condição ou as características do rebanho? Em que medida uma sociedade capitalista como a nossa transforma os trabalhadores em rebanho? É possível a superação dessa condição de rebanho? Se é possível, o que podemos fazer para superá-la?


2. A alienação do trabalho

• A personagem de Chaplin mostra claramente como o processo de mecanização da produção, durante a 1ª Revolução Industrial mudou completamente a concepção de trabalho. Em que sentido essa nova forma de encarar o trabalho contribui para o processo de alienação?
• Por diversos momentos temos a impressão de que o comportamento do operário, no filme, sugere algum tipo de doença mental. A personagem de Chaplin chega mesmo a ser internado num hospício. Até que ponto uma situação produzida socialmente pode interferir no comportamento de uma pessoa? Em que medida o trabalho pode ser um mal? Faça comentários levando-se em conta o texto de Leôncio Basbaum.
• É possível saber o que se estava produzindo naquela fábrica? Relacione esse fato à idéia de divisão radical de tarefas na indústria e alienação trabalho contidas no texto lido.


3. A relação homem e máquina

• Em todo filme é sempre enfatizada a submissão do homem à máquina, principalmente naquela cena da hora do almoço. As máquinas prejudicam ou ajudam o trabalho humano? Como isso se dá? Seria possível as máquinas substituírem os homens? Explique.


4. Condições da classe trabalhadora

• Chaplin denuncia de modo genial vários problemas sociais que estão relacionados aos efeitos causados pela formação das chamadas “Sociedades Industriais”. Relacione alguns desses problemas e comente-os a partir da realidade social brasileira.

Um comentário:

  1. Onde posso encontrar a resposta a essas perguntas,sei que é baseado no filme,mais não consegui responder todas.Tem como você me explicar as respostas.

    ResponderExcluir