domingo, 25 de outubro de 2009

DISCURSO DE FORMATURA - 2004

DISCURSO FEITO NA CERIMÔNIA DE FORMATURA DOS ALUNOS DO CEM 05 DE 2004
PEDRO LACERDA

“PROVISORIAMENTE NÃO CANTAREMOS O AMOR,
QUE SE REFUGIOU MAIS ABAIXO, NOS SUBTERRÂNEOS.
CANTAREMOS O MEDO, QUE ESTERILIZA OS BRAÇOS.
NÃO CANTAREMOS O ÓDIO PORQUE ESTE NÃO EXISTE.
EXISTE APENAS O MEDO, NOSSO PAI E NOSSO COMPANHEIRO.
O MEDO DOS GRANDES SERTÕES, O MEDO DOS MARES, DOS DESERTOS.
O MEDO DOS SOLDADOS, O MEDO DAS MÃES, O MEDO DAS IGREJAS.
CANTAREMOS O MEDO DOS DITADORES, O MEDO DOS DEMOCRATAS.
CANTAREMOS O MEDO DA MORTE E O MEDO DE DEPOIS DA MORTE.
DEPOIS MORREREMOS DE MEDO
E SOBRE NOSSOS TÚMULOS NASCERÃO FLORES AMARELAS E MEDROSAS”.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


ESTE POEMA NÃO SERVE PARA VOCÊS ALUNOS TÃO CORAJOSOS QUE NOS ENSINARAM A MAIOR E A MAIS VALIOSA DAS LIÇÕES: DE QUE É PRECISO, ACIMA DE TUDO LUTAR.

NESSES ANOS DE TRABALHO QUE NÓS PROFESSORES DESENVOLVEMOS NO CINCO, QUANTOS ALUNOS PASSARAM POR NOSSAS MÃOS?
MILHARES. COM CERTEZA. EM ALGUNS CASOS FAMILIAS INTEIRAS SE FORMARAM NAQUELA ESCOLA.
QUANTAS EXPERIÊNCIAS FORAM REALIZADAS NAQUELE ESPAÇO.
EM 1999, POR EXEMPLO, INICIAMOS A REALIZAÇÃO DE EVENTOS CUJA PREOCUPAÇÃO ERA CONTRIBUIR PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COLETIVO NAS DIVERSAS ÁREAS. REALIZAMOS A I SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
A SEMANA DO MEIO AMBIENTE ERA O PONTO DE PARTIDA DE UM PROJETO MAIS AMPLO DE FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ÉTICO-ECOLÓGICA E DE INSERÇÃO CRÍTICA DO ALUNO NO CONTEXTO SOCIAL DE SUA CIDADE.
AS OUTRAS EDIÇÕES DESSE EVENTO EM 2000, 2001, 2002 E 2003 CONTARAM COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS DISCIPLINAS.
AINDA EM 1999 OCORREU A SEMANA DE ARTE, LITERATURA E MOVIMENTO.
EM SÍNTESE, OS DOIS EVENTOS CITADOS TIVERAM EM COMUM A FINALIDADE DE PROPICIAR MOMENTOS DE INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS, CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E DE AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO.
EM RELAÇÃO ÁS ÁREAS DO CONHECIMENTO NÓS FIZEMOS AVANÇOS QUE SERVEM DE REFERENCIAL À VÁRIOS PROFESSORES:
O TRABALHO COLETIVO DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS.
PROJETO DE PLURALIDADE CULTURAL DE CÓDIGOS E LINGUAGENS.
O PROJETO DANÇA DE RUA QUE FOI REALIZADOS PELOS PROFESSORES DO VESPERTINO
A FEIRA DE CIÊNCIA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
OS VÁRIOS CICLOS DE DEBATES REALIZADOS

PARABÉNS AOS ÚLTIMOS FORMANDOS DO CEM 05 DE CEILÂNDIA.
QUANDO COMEÇAR 2005, O CINCO NÃO MAIS EXISTIRÁ.
E NÃO EXISTIRÁ POR QUE?
POR QUE OS PROFESSORES E ALUNOS, PRINCIPALMENTE NÃO SE CURVARAM AOS DITAMES DOS PODEROSOS DE PLANTÃO.
NÃO EXISTIRÁ POR QUE PROFESSORES E ALUNOS OUSARAM LUTAR POR UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA QUALIDADE.
E PARA SE TER ESTA ESCOLA DE BOA QUALIDADE ENTENDIAM QUE É NECESSÁRIA TER DUAS CONDIÇÕES ESSENCIAIS:
 GESTÃO DEMOCRÁTICA, COM ELEIÇÃO PARA DIRETOR E PARA O CONSELHO ESCOLAR ;
 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE SERÃO REALIZADAS COM OS ALUNOS;

AS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO NO DF NÃO CONSEGUIRAM ENTENDER A LIÇÃO DO PROFESSOR ERASTO FORTES DE QUE “A ESCOLA É, TAMBÉM, UM ESPAÇO DE EXERCÍCIO DE CONTRADIÇÕES, E NESSE SENTIDO, UM MEIO SEMPRE ABERTO À LEGÍTIMA LUTA POLÍTICA PELA CONQUISTA DE POSIÇÕES. ESSA CARACTERÍSTICA REVESTE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR DE UMA NATUREZA PARTICULAR, POIS HAVERÁ SEMPRE A POSSIBILIDADE DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR, ORGANIZADA E DEMOCRATICAMENTE, REJEITAR AS DIRETRIZES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA ADOTADAS PELO GOVERNO. NESTA SITUAÇÃO, A IMPOSIÇÃO DE IDÉIAS OU A INTERVENÇÃO PODEM NÃO SER AS MELHORES SOLUÇÕES PARA OS IMPASSES.”

MAS O CINCO NÃO ACABARÁ JAMAIS. O CEM 5 NÃO É AQUELE PRÉDIO, AQUELE PISO TODO IRREGULAR. NÃO SÃO AQUELAS PAREDES, AQUELE TETO.
O CEM 05 É FORMADO POR ESSES PROFESSORES AQUI, PELOS SERVIDORES, PELOS PAIS, PELOS ALUNOS.
O CEM 05 É FORMADO PELAS IDÉIAS QUE FORAM ELABORADAS COLETIVAMENTE NAQUELE ESPAÇO.
NESSE SENTIDO, O CEM 5 JAMAIS DEIXARÁ DE EXISTIR.
PARA ONDE FORMOS LEVAREMOS O CINCO.
PARA ONDE FORMOS LEVAREMOS O QUE NÓS APREDEMOS NO CINCO.
PARA ONDE FORMOS LEVAREMOS A CORAGEM QUE EM NÓS NASCEU ALI.
PARA ONDE FORMOS LEVAREMOS A AMIZADE QUE FIZEMOS ALI.
PARA ONDE FORMOS LEVAREMOS AS IDÉIAS DO CINCO.

PARA FINALIZAR GOSTARIA DE LER UM POEMA DE FERNANDO SABINO. E QUE ESTE POEMA SEJA O NOSSO LEMA. PARA NÓS PROFESSORES E ALUNOS QUE TANTO APRENDEMOS NO CINCO.

“DE TUDO, FICARAM TRÊS COISAS:

A CERTEZA DE QUE ESTAMOS SEMPRE COMEÇANDO;
A CERTEZA DE QUE É PRECISO CONTINUAR;
E A CERTEZA DE QUE PODEMOS SER INTERROMPIDOS ANTES DE TERMINAR.
FAÇAMOS DA INTERRUPÇÃO UM CAMINHO NOVO.
DA QUEDA, UM PASSO DE DANÇA,
DO MEDO, UMA ESCADA,
DO SONHO, UMA PONTE,
DA PROCURA, UM ENCONTRO!”
FERNANDO SABINO

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