terça-feira, 20 de outubro de 2009

ROBSON CRUSOÉ

ANÁLISE DO FILME “ROBSON CRUSOÉ”

 Escolha 2 ou 3 dos itens abaixo e produza um texto em duplas (duas laudas, digitado em fonte 12, times new roman ou arial, espaçamento entre linhas de 1,5). Este texto deve ser dissertativo, argumentativo, comparando o que foi visto no filme com aspectos da nossa sociedade.
Observações: 1. Não esqueça o cabeçalho completo. 2. Textos copiados serão desconsiderados.

1. A CULTURA, AS NORMAS E OS COSTUMES
• Observe a fala de Robson Crusoé ao “salvar” Sexta-feira: “salvei sua vida, agora tentarei salvar sua alma inculta.” Em nenhum momento Robson Crusoé perguntou o nome de Sexta-feira e foi logo dando-lhe esse nome. Esse fato tem alguma relevância para a compreensão do filme. O nome tem alguma importância na constituição da identidade de uma pessoa? Qual
• Robson Crusoé não aceitou que Sexta-feira falasse seu próprio idioma. Por que Robson Crusoé impôs sua língua a Sexta-feira? Qual é a importância da língua na relação dominador/dominado?
• “O esporte é uma guerra sem armas, uma batalha sem sangue, uma competição de cortar gargantas onde nenhuma garganta é cortada.” Nesta fala Robson Crusoé tenta explicar para Sexta-feira o que é o esporte. Por que Sexta-feira não conseguia compreender as regras dessa “batalha sem sangue”? Justifique sua resposta.
• Robson Crusoé ficou muito irritado ao aprender com Sexta-feira o significado do “Dia da Tristeza”. Qual seria a causa da irritação de Robson Crusoé? Justifique sua resposta.

2. A NOÇÃO DE PROPRIEDADE PRIVADA
• Observe a dificuldade de Sexta-feira em entender “isto é meu” e de que “existem coisas que são para todos e coisas que são para um e mais ninguém.” Comente essa passagem e a sua importância para nossa compreensão do mundo.
• Repare que para Sexta-feira a noção de propriedade privada parece tão absurda e incompreensível que Robson Crusoé teve que dizer que no seu chapéu e na sua arma havia mágicas: “esta arma é minha, ela tem minha magia forte e matará negros como você, mas não matará brancos como eu”.
• “A diferença entre o homem livre e o escravo é que o primeiro recebe salário.” Qual a importância do dinheiro na sociedade dos dois protagonistas do filme? E qual a sua postura diante do dinheiro?

3. A RELIGIÃO E A NOÇÃO DE DEUS
• No filme há um interessante diálogo em que Sexta-feira diz a Robson Crusoé que seu deus está em todo lugar: andando sobre cabras, atrás das árvores e até numa banana, podemos adorá-lo comendo a banana. Disse também que nós somos deuses e se você não se considera um deus não se valoriza como deveria. Você concorda com essa idéia de deus dada por Sexta-feira? É possível ter uma definição de deus? Tente dar uma definição ou uma caracterização de deus sem recorrer ao que a religião te ensinou.
• “Mestre, eu preciso ser afogado para ser salvo?” Com essa frase Sexta-feira demonstrou não entender o significado do batismo e da salvação. Essas idéias, batismo e salvação, são universais ou pertencem a determinadas culturas/religiões? Faça uma pequena pesquisa para responder a essa questão.
• Robson Crusoé usa a noção de magia para impor medo e respeito a Sexta-feira. Cite exemplos onde a magia ou elementos sobrenaturais são apropriados por algumas pessoas para manipular outras.

4. O CORPO, A SEXUALIDADE E O OUTRO
• “A solidão nos desintegra, despedaça o coração, destrói o cérebro. Solidão, eu estive lá, é um lugar de terror. Você se encolhe lá e sente sua mente apodrecer. Você implora a Deus por um rosto...” Robson Crusoé tinha tudo para se manter naquela ilha, no entanto essas palavras demonstram o seu desespero por causa da solidão. Por que a convivência social é tão importante para o ser humano. Sem a sociedade o homem se humanizaria? O homem é um ser social por natureza? O que significa ser um ser social por natureza? Justifique sua resposta.
• Observe a frase de Robson Crusoé quando Sexta-feira se oferece sexualmente a ele: “o homem não deve amar outro homem.” Qual sua opinião a respeito da homossexualidade? Comente sobre a noção de sexualidade para Sexta-feira e para Robson Crusoé. A noção de sexualidade tem a ver com o tipo de sociedade em que vivemos ou não? Dê exemplos que comprovem sua idéia.

5. EDUCAÇÃO E TRABALHO
• Após o episódio do “Dia da Tristeza”, Robson Crusoé resolve não mais dar espaço para aprender com Sexta-feira e resolve “educá-lo” definitivamente à moda ocidental. Numa das aulas ele diz a Sexta-feira: “Só eu falarei porque eu sou o professor. E se você falar será punido.” Sexta-feira não compreende o que é ser punido e Robson Crusoé explica: “A punição é o princípio da educação e da vida, é ferir alguém que fez algo errado.” Você concorda com essas duas falas de Robson Crusoé? Só o professor sabe? Qual é o saber do professor e qual é o saber do aluno? O que você pensa a respeito da punição? Ela é a base da educação e da vida? Se não é, qual seria? Justifique sua resposta.
• “A diferença entre um homem livre e um escravo é que o primeiro recebe um salário.” Esta frase foi dita quando Sexta-feira se rebelou contra a exploração de Robson Crusoé. Você concorda com ela? Existem outras formas de escravidão? Justifique.



“A terra pertence ao homem.
O homem é o rei da terra, depois de Deus.
O homem é um rei vil, um monstro.
Entre os reis vis há alguns que suportam a luz.
Deus deu um pouco de luz para alguns homens.
E nós somos os líderes dos homens.
Sou um desses líderes, um rei dos reis,
Um rei vil entre os reis vis,
Porque submeto-me aos mais monstruosos e mais nobres que eu.
Quanto maior o homem mais monstruoso é.”

RobsonCrusoé

2 comentários:

  1. muito boa essa materia.
    vc esta de parabens.
    é raro hoje em dia vc ver um blog com
    conteudo de verdade.
    Parabens.

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  2. gravei da tv há mtos anos, em VHS. Mas não tenho a ficha técnica. Poderia me passar? Quero obtê-lo em DVD.Grata

    Rita

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