sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A MULHER EM NOSSA SOCIEDADE - músicas e poesia

Orientação para a atividade:

1. Discutir em grupo de até 4 pessoas e demonstrar a visão sobre a mulher que está contida nos textos, usando alguns trechos para demonstrar sua tese. Compare os textos.

2. Descrever qual o tipo de linguagem que está contida no texto.

3. Diga qual a função da linguagem, ou seja, qual era a intenção do autor ao fazer o texto. Justifique.

CANTARES DE SALOMÃO

Eis que és formosa, amiga minha; os teus olhos são como os da pomba entre tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.
Os teus dentes são como o rebanho de ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro.
Os teus lábios são como fio de escarlate, e o teu falar é doce; a tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças.
O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar escudos.
O teus dois peitos são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.
Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha.
Tiraste-me o coração, minha irmã! Oh esposa minha! Quanto melhor são os teus amores do que o vinho.
Favos de mel manam dos teus lábios, ó minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano.
Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.
Que formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! As voltas das tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista.
O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como monte de trigo, cercado de lírios.
A tua estatura é semelhante à palmeira, e os teus peitos aos cachos de uva.
Subirei à palmeira, pegarei em teus ramos; e então os teus peitos serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como a das maçãs.

Você é linda
(Caetano Veloso)

Fonte de mel, nuns olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E cacho de acácias, luz das acácias
Você é mãe do sol
A sua coisa é toda tão certa
Beleza esperta.
Você me deixa rua deserta
Quando atravessa
E não olha pra trás
Linda e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer e diz
Você é linda, mais que demais
Você é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim

Você é forte, dentes e músculos
Peitos e lábios, você é forte
Letras e músicas, todas as músicas
Que ainda hei de ouvir
No Abaeté, areias e estrelas
Não são mais belas do que você
Mulher das estrelas
Mina de estrelas
Diga o que você quer

Você é linda e sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer e diz
Você é linda mais que demais
Você é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim

Meu anjo
(Álvares de Azevedo)

Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pêlo sedoso dos arminhos.

Triste de noite na janela a vejo
E de seus lábios o gemido escuto
É leve a criatura vaporosa
Como a frouxa fumaça de um charuto

Parece até que sobre a fronte angélica
Um anjo lhe depôs coroa e nimbo
Formosa a vejo assim entre meus sonhos
Mais bela no vapor do meu cachimbo

Como um vinho espanhol, o beijo dela
Entorna ao sangue a luz do paraíso
Dá morte num desdém, num beijo vida
E celestes desmaios num sorriso

Mas quis a minha sina que seu peito
Não batesse por mim nem um minuto,
E que ela fosse leviana e bela
Como a leve fumaça de uma charuto

Destrambelhada
(Bimba, Deco do Cavaco)

Olha ela aí com seu jeito sensual
Dizem que ela é louca
Que nada!
É uma tentação, abala o coração
Neguinho tá de olho nela
Mas eu também estou de olho nela
Mas não respeita nada, nada, nada
Nada nem ninguém
Primeiro ela cola, deita e rola
Depois joga fora
Anda seminua pela rua
Vivendo a provocar
Não se espante
Se alguém te chamar
Nega, maluca, solteira, tarada


Suada

Tá que tá que tá suando
Tá ficando molhadinha
Eu to sentindo o cheirinho da calcinha
Eu vou pegar o telefone e o endereço da gracinha
Eu vou pular o seu quintal e roubar sua calcinha
Boquinha Boquinha peitinho peitinho xibiu xibiu
Bundinha Bundinha
Boquete boquete


Leve
(Zeppa e Jorge Vercílo)

Levitar dos colibris, graciosamente breve
Como pode tão feliz?
Censurar ninguém se atreve
Não precisam inventar
Qualquer coisa que me eleve
Basta seu sorriso pra dispensar asa-delta
e ultra-leve
Se carece de definição:
Me sinto leve
Céu azul na bolha de sabão que o vento leve como folha, o coração
Ao te refletir , um espelho em si
Vira quadro ou vira arte
Salvador Dalí não ousou
Imaginar-te
E eu me sinto flutuar
Maravilha que me elege
Feito pipa pelo ar
Mar azul na areia bege
Como brisa a me beijar
Teu carinho me protege
Me abraça, me derrete ao brincar
Como mar no iceberg
Com você não tem explicação
Me sinto leve
Céu azul na bolha de sabão

Mata virgem
(Raul Seixas)

Você é um pé de planta
Que só dá no interior
No interior da mata
Coração do meu amor
Você é roubar manga
Com os moleques no quintal
È manga rosa espada
Guardiã do matagal

Qual flor de uma estação
Botão fechado eu sou
Se amadurecendo
Pra se abrir no meu amor
Umidade e orvalho
Que o sol não enxugou
Você é mata virgem
Pela qual ninguém passou
É capinzal noturno
Escuro e denso protetor
De um lago leve e morno
Teu oásis, teu amor

Qual flor de uma estação
Botão fechado eu sou
Se amadurecendo
Pra se abrir no meu amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário