terça-feira, 20 de outubro de 2009

OBSERVAÇÃO

TÉCNICAS DE PESQUISA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – OBSERVANDO GRUPOS SOCIAIS

Como fazer uma observação

Dá-se o nome de observação à técnica de pesquisa em que o cientista guiado por uma metodologia, por conceitos e indicadores correspondentes, coleta, seleciona e ordena dados da realidade a fim de tentar explicar sua origem e suas características.
Observar não significa simplesmente "olhar", mas discernir e diferenciar. Significa separar aquilo que é menos importante daquilo que é essencial e diz respeito ao problema investigado.
Para que se torne um instrumento válido, a observação precisa ser antes de tudo controlada e sistemática. Isso implica a existência de um planejamento cuidadoso do trabalho e uma preparação rigorosa do observador.
Planejar a observação significa determinar com antecedência "o quê" e "o como" observar. A primeira tarefa, pois, no preparo das observações é a delimitação do objeto de estudo.

• Tipos de observador (escolher um)
1. Participante total: o observador não revela ao grupo sua verdadeira identidade de pesquisador nem o propósito do estudo. O que ele busca é tornar-se membro do grupo para aproximar-se o mais possível da "perspectiva dos participantes".
2. Participante como observador: o observador não oculta totalmente suas atividades, mas revela apenas parte do que pretende. A preocupação é não deixar totalmente claro o que pretende, para não provocar muitas alterações no comportamento do grupo.
3. Observador como participante: é um papel em que a identidade do pesquisador e os objetivos do estudo são revelados ao grupo pesquisado desde o início. Nessa posição, o pesquisador pode ter acesso a uma gama variada de informações, até mesmo confidenciais, pedindo cooperação ao grupo.
4. Observador total: é aquela em que o observador não interage com o grupo observado. Nesse papel ele pode desenvolver sua atividade de observação sem ser visto ou pode estar na presença do grupo sem estabelecer relações interpessoais.

• Conteúdo das observações
O que deve ser escrito é o relato da observação, ou seja, o que foi concretamente observado:
1. Descrição dos sujeitos: sua aparência física, seus maneiras de agir, seu modo de vestir e de falar. Os aspectos que os distinguem um dos outros devem ser enfatizados.
2. Reconstrução dos diálogos: as palavras, os gestos, os depoimentos, as observações feitas entre os sujeitos ou entre estes e o pesquisador devem ser registrados. Na medida do possível devem-se utilizar as suas próprias palavras. As citações são extremamente úteis para analisar, interpretar e apresentar os dados.
3. Descrição de locais: o ambiente onde é feita a observação deve ser descrito ou apresentado através de desenhos, se possível.
4. Descrição das atividades: devem ser descritas as atividades gerais e os comportamentos das pessoas observadas (se for o caso).
5. Comportamento do observador: sendo o principal instrumento da pesquisa, é importante que o observador inclua nas suas anotações as suas atitudes, ações e conversas com os participantes durante o estudo.

• Parte reflexiva (inclui as observações pessoais do pesquisador: suas especulações, sentimentos, problemas, idéias, impressões, pré-conceitos, dúvidas, incertezas, surpresas e decepções)
1. Reflexões analíticas (referem-se ao que está sendo "aprendido" no estudo)
2. Dilemas éticos e conflitos
3. Mudanças na perspectiva do observador
4. Outros esclarecimentos necessários.

Baseado no livro: Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas de Menga Lüdke e Marli André.

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