terça-feira, 10 de novembro de 2009

Conceitos básicos para a vida social

Isolamento social
Aristóteles tinha razão ao afirmar: "o homem é por natureza um animal social". A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade dos seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa.
A sociabilidade, a tendência natural para viver em sociedade, é desenvolvida através do processo de socialização. Este é um processo social global, através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos do grupo. Participando da vida em sociedade, aprendendo suas normas, valores e costumes, o indivíduo está se socializando. Quanto mais adequada a socialização do indivíduo, mais perfeitamente sociável ele se torna.
O isolamento social é a ausência de contatos sociais. Existem mecanismos que reforçam o isolamento social. Entre eles estão as atitudes de ordem social e individual. Entre as de ordem social temos os vários tipos de preconceitos (de cor, de religião, de sexo etc.). Um exemplo histórico bastante conhecido de preconceito é o anti-semitismo, voltado contra os judeus. Foi especialmente violento durante a Idade Média e, de 1933 a 1945, nos países dominados pela ideologia nazista. A África do Sul é outro exemplo de país onde existia uma legislação que afastava do convívio social uma parte da população: era o apartheid, que a minoria branca impunha à maioria negra, relegando seus membros à condição de cidadãos de segunda classe.
Como atitude de ordem individual que reforça o isolamento social podemos citar a timidez. O sociólogo Karl Mannheim considera que a timidez, o preconceito e a desconfiança são capazes de produzir um isolamento parcial semelhante ao ocasionado pelos defeitos físicos.
A história demonstra que o convívio social foi e continua a ser decisivo para o desenvolvimento da humanidade. As descobertas de um membro de um grupo, comunicadas aos outros, tornam-se estímulo e ponto de partida para aperfeiçoamentos e novas descobertas. Transmitidas de geração a geração, elas não se perdem com a morte de seus descobridores. O homem se guia pela inteligência: sobre o alicerce do instinto gregário ele edifica o convívio social, cujas formas se transformam de acordo com as mudanças que ocorrem em cada grupo e de acordo com as condições em que ele vive.

Contatos sociais
Ao dar uma aula, o professor entra em contato com seus alunos; o cliente e o vendedor de uma loja estabelecem contato na hora da venda de uma mercadoria; dois irmãos conversando também estabelecem um contato social.
O contato social é a base da vida social. É o passo inicial para que ocorra qualquer associação humana. Os contatos sociais podem ser:
• Primários: são os contatos pessoais, diretos, faca a face, e que têm uma base emocional, pois as pessoas neles envolvidas compartilham suas experiências individuais. São exemplos característicos de contatos sociais primários os que ocorrem na família entre pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher, entre amigos. As primeiras experiências dos indivíduos se fazem com base em contatos face a face, como na família, nos grupos de brinquedo, na escola, na igreja etc.
• Secundários: são os contatos impessoais, calculados, formais; são mais um meio para atingir um determinado fim. Por exemplo, o contato do passageiro com o cobrador do ônibus, apenas para pagar a passagem; ou o contato do cliente com o caixa do banco ao descontar um cheque.
É importante destacar que as pessoas que têm uma vida baseada mais em contatos primários desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que têm uma vida com predominância de contatos secundários. Um lavrador, por exemplo, apresenta uma personalidade bastante diversa da de um executivo.
Com a industrialização e a conseqüente urbanização, diminuíram os grupos de contatos primários, pois a cidade é a área em que há mais grupos nos quais predominam os contatos secundários.
As relações humanas nas grandes cidades são fragmentadas e impessoais devido aos contatos sociais secundários. A proximidade física não quer dizer proximidade afetiva numa metrópole onde a violência é grande. A vida na metrópole facilita os conflitos; um exemplo de individualismo cultivado nas grandes cidades é a briga de vizinhos.
Comunicação
A comunicação é vital para o homem enquanto ser humano social e para o desenvolvimento de qualquer cultura.
O principal meio de comunicação que o homem possui é a linguagem. Através da linguagem ele atribui significados aos sons articulados que emite; isso é possível porque ele é dotado de inteligência. Graças à linguagem, o homem pode transmitir seus pensamentos e sentimentos a seus semelhantes, bem como passar aos descendentes suas experiências e descobertas, fazendo com que o conhecimento por ele adquirido não se perca com a sua morte.
À medida que as sociedades tornaram-se mais complexas, os meios de comunicação foram se aperfeiçoando. Um grande avanço foi o surgimento da escrita, na Mesopotâmia, por volta de 4000 a.C. A invenção da imprensa por Gutenberg, no século XV, foi outro passo importante. No século passado e neste assistimos a invenção do telégrafo, do telefone, do rádio, do cinema, da televisão, do telex e da comunicação por satélite.
Através desses meios de comunicação, os fatos, as idéias, os sentimentos, as atitudes, as opiniões são compartilhadas por um conjunto enorme de indivíduos e atingem um grande número de países. Segundo o especialista em comunicação Marshall Mcluhan, o mundo moderno é uma autêntica "aldeia global", onde os fatos, opiniões e modos de vida são compartilhados pela maioria. Os meios de comunicação de massa moldam as idéias e opiniões de inúmeras pessoas.
Interação social
Quando dá uma aula, o professor está em contato social com seus alunos e estabelece comunicação com eles. Os alunos aprendem coisas; seu comportamento, portanto, sofre uma modificação. Também o comportamento do professor sofre modificações: sua explicação é diferente de uma classe para outra, ele detém-se num ponto mais difícil e pode até mudar de opinião depois de uma discussão em classe. Portanto, o professor influencia os alunos e também sofre influência deles. Dizemos então que existe entre eles uma interação social.
O aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja uma interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social.
Os contatos sociais e a interação social constituem, portanto, condições indispensáveis à associação humana. Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social.
A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro:
pessoa  pessoa
pessoa  grupo
grupo  grupo

A interação assume formas diferentes. A forma que a interação social assume chama-se relação social. Um professor dando aula tem um tipo de relação social com seus alunos - a relação pedagógica. Da mesma forma, uma pessoa comprando e outra vendendo estabelecem uma relação econômica. Além dessas, as relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares etc.
A forma mais típica de interação social, como vimos, é aquela em que há uma influência recíproca entre os participantes. Mas alguns autores falam em interação social quando apenas um dos elementos influencia o outro. Isso acontece quando um dos pólos da interação está representados por um meio de comunicação apenas físico, como a televisão, o livro, uma gravação. Assim é que, quando um indivíduo assiste a um programa de televisão, ele pode ser influenciado pelo programa, mas não o influencia. Ocorre, nesse caso, uma interação não-recíproca. Neste tipo de interação, apenas um dos lados influencia o outro.

Assimilação
A assimilação é a solução definitiva e tranqüila do conflito social. Pela assimilação se suspendem os conflitos. Trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes. Difere da acomodação porque implica em modificações internas no indivíduo ou no grupo, sendo geralmente inconsciente e involuntária. As modificações internas envolvem, pois, mudanças na maneira de pensar, sentir e agir.
A assimilação processa-se por um mecanismo de imitação, exigindo um certo tempo para se realizar. É um processo longo e complexo.
O exemplo típico de assimilação é o do imigrante. Ele, que a princípio, se acomodou num novo país, vai sem perceber, se deixando envolver pelos costumes, símbolos, tradições e língua da nova pátria.
No Brasil, tivemos os casos da assimilação dos alemães em Santa Catarina e dos japoneses em São Paulo, entre outros. No início, esses imigrantes falavam línguas bastante diferentes da nossa, além de trazerem valores e costumes diversos. Enquanto esses elementos se mantiveram enraizados no espírito e nos hábitos dos imigrantes, cada grupo chegou a constituir um corpo estranho na sociedade brasileira. Viviam fisicamente próximos dos brasileiros, mas culturalmente ainda estavam longe. Somente quando as características marcantes de suas culturas de origem se atenuaram ou se desfizeram - sendo substituídas pelos hábitos e costumes brasileiros - é que os imigrantes puderam ser assimilados (e de fato o foram). Eles se desfizeram de sua primeira identificação cultural e passaram a se identificar com a nova cultura, tornando-se parte integrante da sociedade adotada.
Outro exemplo de assimilação é a conversão. O indivíduo convertido religiosamente, politicamente ou filosoficamente, abandona suas antigas atitudes, convicções e sentimentos, adotando os novos. Enquanto a revolução é um fenômeno social puramente exterior, a conversão é um fenômeno nitidamente interior.
Concluindo, o aspecto importante da assimilação é que ela implica uma modificação sensível da personalidade. O processo de assimilação atinge áreas profundas e extensas da personalidade, envolvendo valores e atitudes fundamentais. As modificações que ocorre dizem respeito à maneira de pensar, sentir e agir.

Acomodação
Quando, num conflito, um dos adversários derrota o outro, o derrotado, para não correr o risco de ser totalmente liquidado, aceita as condições impostas pelo vencedor. Ocorre uma acomodação, pois o vencido aceita as condições impostas, ficando numa situação de subordinação. A escravização dos vencidos, comum na Antigüidade, é um caso típico de acomodação.
Quando alguém cumpre uma lei ou segue um costume com os quais não concorda, só para evitar sanções, também se enquadra num caso de acomodação. Por exemplo, um estrangeiro que não aprecia o modo de vida do país em que mora acomoda-se a ele apenas para ficar bem com aqueles que o recebem. Normalmente, os imigrantes recém-chegados entram num processo de acomodação: deixam de lado sua língua e seus costumes, adaptam-se à nova vida. Tudo para se prevenir do pior: o conflito.
A acomodação é o processo social em que o indivíduo ou o grupo se ajustam a uma situação de conflito, sem que tenham sofrido transformações internas. É a solução superficial do conflito, porque este continua latente, isto é, pode ocorrer novamente. Isto ocorre porque na acomodação não há mudança de pensamentos, sentimentos e atitudes; as mudanças de comportamento são apenas exteriores.
Podemos dizer, portanto, que acomodação é o ajustamento de indivíduo ou de grupos apenas nos aspectos externos do comportamento. Ela provoca a diminuição do conflito. Este só desaparece com a assimilação.

Cooperação
A cooperação é a forma de interação social na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. São exemplos de cooperação: a reunião de vizinhos para limpar a rua; um grupo de pessoas que se organiza para fazer uma festa; um mutirão de moradores para construir um conjunto habitacional.
A cooperação pode ser:
• direta: compreende as atividades que as pessoas realizam juntas, como, por exemplo, o conserto da cerca de uma fazenda;
• indireta: é aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente uma das outra, por não serem auto-suficientes. Tomemos o exemplo de um médico e de um lavrador: o médico não pode viver sem o alimento produzido pelo lavrador, e este necessita do médico quando fica doente.

Competição
O comerciante que procura conquistar os fregueses de outro comerciante e os estudantes que lutam por uma vaga no vestibular estão todos envolvidos numa competição.
Há sociedades que estimulam mais a competição que outras. Entre as tribos indígenas, geralmente não há um "espírito competitivo" tão acentuado com em nossa sociedade. As sociedades modernas - principalmente nos países capitalistas - estimulam os indivíduos a competirem em todas as suas atividades - na escola, no trabalho e até no lazer.
A competição é uma força que leva os indivíduos a agirem uns contra os outros, em busca de um melhor "lugar ao sol". A competição nasce da vontade de ocupar uma posição social mais elevada, de ter uma importância maior no grupo social, de conseguir riqueza ou poder etc.
Como nem todos podem "subir", e alguns não conseguem atingir seus objetivos, pode ocorrer o sentimento de inferioridade. Esse sentimento pode levar o indivíduo a reagir, a tentar se superar, como pode levá-lo a uma depressão e a um desânimo ainda maiores.

Conflito
Quando a competição assume características de elevada tensão social sobrevem o conflito. Freqüentemente vemos no noticiário dos jornais e da televisão relato de conflitos em diversas partes do mundo: combates na Colômbia entre o governo e as FARCs, motins e fugas em presídios, invasões de terras, guerras, atentados terroristas etc.
O conflito social é um processo pelo qual o homem provoca mudanças sociais. Tomemos como exemplo os negros norte-americanos. Depois de violentos choques com a polícia na década de 1960, eles conseguiram ver reconhecida uma série de direitos civis.
O conflito pode tomar forma de rivalidade, discussão, disputa, litígio e guerra. O conflito é bem evidente na luta entre partidos políticos, entre seitas religiosas e entre nações.
O conflito pode implicar violência ou ameaça de violência. Pessoas em conflito umas com as outras estão conscientes de suas divergências, havendo entre elas sentimentos adversos, como antipatia, rivalidade, ódio e crítica fortemente carregada de emoção. Os oponentes tendem, em geral, a não considerar as qualidades uns dos outros e a exagerar os defeitos, emitindo juízos pessoais e subjetivos.
No conflito, o primeiro impulso é tentar agredir ou destruir o adversário. Enquanto a competição é contínua, o conflito não pode durar permanentemente com o mesmo nível de tensão.


AVALIAÇÃO: CONCEITOS BÁSICOS PARA A COMPREENSÃO DA VIDA SOCIAL (duplas ou trios)

 Utilizando os Conceitos Básicos para a Compreensão da Vida Social faça um comentário escrito relacionando estes conceitos com o texto abaixo( 20 a 30 linhas):

“A greve de qualquer categoria profissional é uma situação de conflito entre patrões e empregados. Uma sociedade estável, organizada e democrática controla o conflito. Limita-o com regras. As negociações coletivas entre os trabalhadores e a indústria são exemplos de conflitos limitados. Uma grande parte do conflito é canalizada pelos tribunais. Encerrado o conflito, novas relações podem surgir.” (Boudon, R. & Bourricaud, F. Dicionário Crítico de Sociologia. 1993.)

 Relacione com este texto o máximo de conceitos básicos que conseguir, tais como, conflito, acomodação, competição, cooperação, assimilação, comunicação, isolamento, interação social, etc. Não se esqueça de relacionar e comentar.

* Não esqueça o cabeçalho completo.

4 comentários:

  1. Oi professor.. estou aqui para postar um conceito basico da vida social.. que vc pediu...

    Conceitos basicos:

    Conflito - Geralmente ocorre quando individuos,grupos ou categorias sociais tem interesse ou objetivos incompativeis entre si.
    Inibição do conflito - dominação das categorais detentoras de maior participação no processo de distribuição social da riqueza e do poder - nivel suficiente de satisfação no processo de troca entre categorias sociais com interesses distintos.
    Tipod de conflitos: étinicos,terra, religiosos,políticos.
    Competição/Conflito
    forma de luta pela sobrevivência/forma de rivalidade
    pacifica, inconsciente, impessoal/Disputa,guerra,violência,consciente,pessol.

    Acomodação - É o processo social em que o individuo, grupos ou categorias em interação nao compartilham metas,crenças,atitudes e padrões de comportamento,mas convivem pacificamente. Para evitar o conflitoas categorias sociais minoritárias simulam um comportamento que não correspode ao seu acervo sociocultural.
    Não há uma transformação de pensamento, sentimentos e atitudes. Mudanças são exteriores, manifestam apenas enquanto comportamento social.
    Ajustamento de individuos ou grupos apenas nos aspectos externos de seu comportamento.

    Competição - Ocorre quando vários individuos buscam alcançar um objetivo que pode ser alcançado por todos ou pela sua maioria.

    Assimilação - É o processo através do qual individuos,grupos ou categorias de culturas diferentes permitam os seus respectivos acervos/bagagem culturais. Ex.: Miscigenação. Conversão.
    Implica transformação internas nos individuos. Envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e agir.

    Cooperação - Não pode haver sistema social sem um minimo de cooperação. Muitas vezes nã há clareza dos processos sociais cooperativos.
    É a forma de interação na qual diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim.
    Cooperação - consenso a respeito de metas culturalmente legitimas, valores, crenças e normas coletivas.
    Cooperação nem sempre o consenso está presente. Pode resultar da existência de interesses e objetivos diferentes mas completamentares. Ex.: classes sociais.

    Isolamento social - caracterizado pela ausência dos contatos sociais (atitudes de ordem social e atitudes de ordem individual).

    Interação social - O simples contato não é suficiente para que haja interação social. É preciso que haja mudança do comportamento dos individuos como resultado do contato e da comunicação que se estabelece.

    Jennifer Santos 3º E . CEM 09

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  2. Resumo...

    Há conflitos existenciais inerentes à condição humana. E a necessidade de encontrar soluçoes para
    essas dicotomias congênitas, tanto da espécie quanto do indiviiduo, é a causa original de todas as motivações psicológicas do homem. O medo da solidão original/existencial impulsiona o individuo a encontrar no seu semelhante alíviode, ja não sendo ele mero instinto, reconhecer-se humano,um animal social.
    Dessa forma, quando uma pessoa,em seus pensamentos ou ações,está intimamente em contradição com as exisgêcias do grupo que a pertence, ela é capaz de tudo ao seu alcance pra fugir do insuportavél isolamento social. É essa fuga que podem nascer as neuroses, a alienação psicológica. Por que o homem não é apenas um membro de determinada sociedade, mas também um membro da humanidade, quantos mais ele se torna humanista, solidarizando-se racial e espiritualmente com seu proximo e sua indiossicracia, então ele torna sua existência forte e autonôma o bastante para superar o ostracismo social de sua época.

    Jennifer Santos 3º E.. CEM 09

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  3. Professor não esqueça que eu não tenho a nota do primeiro bimestre... O senhor me falou logo quando eu cheguei no segundo bimestre, que ia repetir a maior nota que eu tirase dos três bimestre.. Não to com as minhas notas muito bem.. Então preciso tirar um boa nota agora no quarto bimestre pro senhor repetir no primeiro..

    Eu sou aluna do CEM 09 do 3º E..
    Nome: Jennifer Santos Bezerra
    Nº: 41

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  4. Professor, naao seii se eu fiiz certu. Maiis foi o que eu conseguii fazeer!

    - Quando existe conflitos entre patrões e empregados, está ocorrendo uma mudança social entre os dois. O conflito pode levar a várias reações, tais como, a discussão, a disputa, etc.
    No conflito o primeiro impulso é tentar rebaixar o outro, tentar agredí-lo.
    Obviamente se a sociedade tenta se manter estável, isso irá ajudar no controle do conflito, basta se manter organizada.
    Há um certo tipo de competição entre esses conflitos. Se por exemplo, o patrão acha que é melhor do que seu empregado, supostamente por se achar superior a ele, assim o faz agir com os outros, em busca sempre da superioridade. Eles realizam a cooperação indireta, pois sem o empregado o patrão nao terá em quem "jogar" suas ordens, e sua empresa ou em qualquer outro tipo de trabalho dele, não irá crescer, e ele nao evoluirá. E sem o patrão o empregado, não terá como colocar suas idéias em prática, sua experiência. E jamais terá como sustentar-se e sustentar sua família, se caso houver.
    A acomodação também entra neste exemplo, sendo um processo social onde não há mudanças internas, somente externas. Provoca a diminuição de conflitos, pois se o empregado muda seu modo de agir, de falar,diz que não é contra a um certo tipo de preconceito, apenas por estar diante de uma pessoa que pode te dar ordens, isso vai diminuir o conflito apenas porque se não houver implicação, não há conflito.
    Já na assimilação acontece o inverso, o indivíduo muda interiormente, ou seja, se um imigrante vai para um novo país. Ele com o tempo verá, que se não mudar seus costumes, ele nao irá entrar em nenhum grupo social. No caso do empregado, assimilar é o melhor remédio, pois se ele não se adapta aos costumes que a empresa lhe proporciona, ele não irá evitar o conflito da mesma forma, se ele quiser continuar com seu emprego, e talvez um dia subir seu cargo. Terá que assimilar seus costumes.
    E por fim o contato social relacionado com o caso do patrão e empregado, é o primário. Pois eles precisam manter uma relação cara-a-cara, sem ser assm, entrarão em conflito e nao iram tentar diminuir o mesmo.

    Aluna do CEM 09
    Aline B. Dias de Oliveira
    nº: 01

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