terça-feira, 17 de novembro de 2009

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME “VIDA DE INSETO”

1. Organização e funcionamento da sociedade
• De repente cai uma folha na trilha de algumas formigas: pânico entre elas. Uma grita “me perdi, vou ficar aqui para sempre”. Qual o motivo do pânico? Por que elas não contornam a folha? As formigas desenvolvem suas tarefas de acordo com normas, regras e valores. Exemplifique com outros momentos do filme tal situação. Quem faz as normas, regras e valores? Flink não se adapta aos valores preestabelecidos. Como ele é visto pelas demais formigas? Por que isso acontece?
• Em nossa sociedade como nós nos organizamos? Nós nos comportamos de acordo com os padrões preestabelecidos ou de acordo com nossas motivações internas? O que acontece se não nos comportarmos de acordo com as regras? Como você se sente vivendo em sociedade: livre ou prisioneiro? Vivemos uma democracia ou não? O que é democracia para você?
• Flink vive numa sociedade organizada para produzir os bens necessários para a sobrevivência das formigas, essa é a própria razão da existência do formigueiro. como as formigas organizam-se para lutar pela sobrevivência? Nesse processo de organização do formigueiro, qual é o papel do conhecimento e como são vistas as mudanças tecnológicas?
• Nós seres humanas vivemos em sociedade com qual objetivo? É possível a sobrevivência do ser humano como espécie sem sociedade? Na nossa sociedade, como é organizado o trabalho? O que você, como estudante produz? Como são produzidos os bens que você usa? Qual o papel do conhecimento e como são vistas as mudanças tecnológicas? Os conhecimentos das ciências da natureza contribuem para o trabalho ao se concretizarem em máquinas e artefatos. Como as ciências sociais contribuem para o processo de trabalho? De que forma? O que diferencia a atividade desenvolvida pelos homens tendo em vista a sobrevivência daquela desenvolvida pelos animais?

2. Organização política da sociedade capitalista
• Hooper, o líder da gang de gafanhotos, ao invadir o formigueiro lembra para todos como funciona o “esquema” que lhe permite ter o poder sobre as formigas. Na nossa sociedade, qual é o esquema que permite que em todos os grupos sociais a minoria tenha poder sobre a maioria? Hooper explicava seu poder como sendo natural. Como nos diversos grupos sociais aqueles que dominam explicam seu poder? O esquema de Hooper possibilitava que ele e sua gang vivessem do trabalho das formigas. Na sociedade brasileira, 10% da população consomem 50% da renda nacional, dito de outra forma, 90% de nós brasileiros sobrevivemos com a outra metade do bolo. Qual é o esquema de poder que sustenta tão injusta distribuição dos resultados do trabalho? Quem são as formigas e que são os gafanhotos no Brasil?
• O irmão de Hooper propõe que eles não voltem mais ao formigueiro, tendo em vista que a gang tem comida suficiente para passar o inferno. Hooper decide que a gang voltará.Quais foram os seus argumentos? Flink enfrenta Hooper e incentiva as formigas a fazerem o mesmo. Quais foram os seus argumentos? Qual a relação entre consciência e libertação? Opressão e alienação? Você é alienado? No meio da revolução das formigas contra seus opressores, a princesa Aba diz para Hooper: “as formigas trabalham, as formigas comem e os gafanhotos voam”. A princesa então definiu outro esquema de poder? O que permitiu que tal revolução fosse feita? No que o exercício de poder está baseado a força? No que está baseado na argumentação e no convencimento? Qual a relação entre poder e saber?
• No Brasil, milhões de pessoas trabalham como formigas, de sol a sol, e não usufruem das riquezas provenientes do trabalho. Quais as possibilidades de mudança no esquema de poder no Brasil? Flink fez algo para mudar o esquema de poder. E você o que tem o que? Você já participou de alguma mudança de esquema de poder? Uma das formas de mudar o esquema de poder é estudar e conhecer a realidade. Nesse sentido a escola é um lugar privilegiado. Como você tem aproveitado seus momentos de estudo sobre a realidade social? Quais as habilidades e competências que você tem desenvolvido que contribuem para você mudar a realidade? Quais as dificuldades que você enfrentou nesse processo de aprendizagem?

4 comentários: